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Roda Roval CLX 50 Disc – Frente


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Primeiro veio a nossa CLX 64. Depois as 32s. Após acumular vitórias múltiplas em Grand Tours, Worlds, e todas as outras competições, sabíamos que a nossa melhor aposta seria levar essa linha à novas alturas, ou, por assim dizer, a novas profundidades. Precisávamos projetar uma roda que acabasse de vez com os sacolejos. Uma roda que tivesse todas as vantagens aerodinâmicas da 64 em um pacote que subiria como a 32, e é aí que a novíssima CLX 50 entra.

Quando decidimos criar a CLX 50, tínhamos alvos claros em mente - criar rodas com 45 a 55mm de profundidade, 2Bliss Ready, aerodinamicamente otimizadas, ultra-largas, e com cerca de 1400 gramas. Isso significa que elas teriam que emprestar algumas técnicas de economia de peso que desenvolvemos para as CLX 32, e pegar alguns conselhos aerodinâmicos com as CLX 64 para conseguirmos criar o que gostamos de chamar de “rodas unicórnio”.

Embora a CLX 50 pesa praticamente a mesma coisa que muitas rodas na categoria peso-leve, a aerodinâmica foi a preocupação principal no seu desenvolvimento. Nós nos mergulhamos em modelagem Dinâmica Computacional Fluído para produzir várias formas de aro que tornariam a CL 50 o mais rápido e leve possível. Levou algum tempo, mas conseguimos chegar em três designs de rodas que foram fabricados, montados e colocados em nosso Win Tunnel.

A versão tubular da CLX 50 também apresenta um design de aro que se difere da versão clincher, para que fosse aerodinamicamente otimizado para pneus tubulares. E para provar nossos conceitos, testamos cada roda, nossa e da concorrência, com um pneu 24C (com 26C de largura), porque os pneus podem afetar os testes drasticamente. Projetamos nosso aro baseado em um pneu com dimensões mais modernas, já que pneus mais largos podem rodar com menos pressão, mas ao mesmo tempo são eficientes aerodinamicamente quando combinados com aros com a largura correta.

Após encontrar o formato de aro que daria melhor suporte às nossa exigências severas de peso, decidimos ligar esse aro dianteiro com 16 raios DT Swiss Aerolite ao nosso cubo Aero Flange (AF) com nossos rolamentos CeramicSpeed lendários. E quando chegou a hora dos testes de homologação finais, estávamos com um jogo de rodas tubular com 50 mm de profundidade, pesando 1230 gramas, que não é apenas mais ou menos 275 gramas mais leve que a roda da concorrência com a mesma profundidade, mas é também mensuravelmente mais rápida em qualquer prova concebível do qualquer roda em sua categoria.

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Descrição

Primeiro veio a nossa CLX 64. Depois as 32s. Após acumular vitórias múltiplas em Grand Tours, Worlds, e todas as outras competições, sabíamos que a nossa melhor aposta seria levar essa linha à novas alturas, ou, por assim dizer, a novas profundidades. Precisávamos projetar uma roda que acabasse de vez com os sacolejos. Uma roda que tivesse todas as vantagens aerodinâmicas da 64 em um pacote que subiria como a 32, e é aí que a novíssima CLX 50 entra.

Quando decidimos criar a CLX 50, tínhamos alvos claros em mente - criar rodas com 45 a 55mm de profundidade, 2Bliss Ready, aerodinamicamente otimizadas, ultra-largas, e com cerca de 1400 gramas. Isso significa que elas teriam que emprestar algumas técnicas de economia de peso que desenvolvemos para as CLX 32, e pegar alguns conselhos aerodinâmicos com as CLX 64 para conseguirmos criar o que gostamos de chamar de “rodas unicórnio”.

Embora a CLX 50 pesa praticamente a mesma coisa que muitas rodas na categoria peso-leve, a aerodinâmica foi a preocupação principal no seu desenvolvimento. Nós nos mergulhamos em modelagem Dinâmica Computacional Fluído para produzir várias formas de aro que tornariam a CL 50 o mais rápido e leve possível. Levou algum tempo, mas conseguimos chegar em três designs de rodas que foram fabricados, montados e colocados em nosso Win Tunnel.

A versão tubular da CLX 50 também apresenta um design de aro que se difere da versão clincher, para que fosse aerodinamicamente otimizado para pneus tubulares. E para provar nossos conceitos, testamos cada roda, nossa e da concorrência, com um pneu 24C (com 26C de largura), porque os pneus podem afetar os testes drasticamente. Projetamos nosso aro baseado em um pneu com dimensões mais modernas, já que pneus mais largos podem rodar com menos pressão, mas ao mesmo tempo são eficientes aerodinamicamente quando combinados com aros com a largura correta.

Após encontrar o formato de aro que daria melhor suporte às nossa exigências severas de peso, decidimos ligar esse aro dianteiro com 16 raios DT Swiss Aerolite ao nosso cubo Aero Flange (AF) com nossos rolamentos CeramicSpeed lendários. E quando chegou a hora dos testes de homologação finais, estávamos com um jogo de rodas tubular com 50 mm de profundidade, pesando 1230 gramas, que não é apenas mais ou menos 275 gramas mais leve que a roda da concorrência com a mesma profundidade, mas é também mensuravelmente mais rápida em qualquer prova concebível do qualquer roda em sua categoria.

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